Quer adotar uma alimentação vegana, mas não sabe por onde começar? De acordo com Eder Henrique Cristianini, nutricionista do grupo Clara Resorts (SP), o primeiro passo é consultar um profissional para entender as reações pela quais seu organismo passará com essa mudança.
“Uma alimentação vegana consiste em muitos grãos, vegetais, legumes, farinhas e ervas. Uma boa dica é começar adicionando novos alimentos, para depois subtrair outros”, indica. Dessa forma, você minimiza o risco de ter carência de nutrientes no organismo e evita futuras recaídas.
Os alimentos de origem animal são em sua maioria ricos em proteínas. Mas isso não significa que sejam a única opção. Para se ter uma ideia, 100 gramas de soja possui 34 gramas de proteína.
Leia mais
8 substitutos do ovo para fazer pratos veganos
Suplementos veganos: confira as melhores opções nacionais
Número de vegetarianos quase dobrou nos últimos 6 anos no Brasil
“Quando consumidos em variedades, alguns vegetais podem ser até mais eficientes para suprir as necessidades do organismo”, revela o profissional. “E lembre-se: tudo tem seu tempo de adaptação”, conclui.
Troca esperta
“A soja é uma excelente alternativa para substituir alimentos de origem animal”, indica Cristianini. Ela pode ser consumida em grãos ou como fonte para alimentos como tofu, leite, carne de soja entre outros. “Já as amêndoas são boas opções para completar os lanches nos intervalos das refeições além de oferecer saciedade e gordura boa ao organismo.”
Qual leite é a melhor opção?
Se você quer tirar o leite de vaca do cardápio, aposte na versão de soja. Além de ser mais acessível, ele oferece diversos benefícios para a saúde:
– Reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos;
– Ajuda a tratar e evitar a osteoporose;
– Regula e estimula o peristaltismo intestinal;
– Proporciona a regeneração celular;
– Possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio e cobre.